Serviços

Buscando atender a necessidade dos alunos de Graduação e Pós-Graduação que estão concluindo seus trabalhos de final de curso, o Sistema de Bibliotecas em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Ufam desenvolveram um sistema para elaboração de Ficha Catalográfica.

Salienta-se no entanto,  que a Ficha Catalográfica será gerada de acordo com as informações digitadas pelos usuários do Sistema, sendo de sua inteira responsabilidade as informações apresentadas na mesma.

O sistema tem a função de gerar as fichas catalográficas nos padrões de catalogação exigido pelo Código de Catalogação Anglo-Americano - AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules, Second Edition). Porém, a forma como o aluno digitar as informações nos campos do sistema implicará no resultado final da apresentação da ficha. Destaca-se ainda, que a Ficha deverá ser impressa no verso da folha de rosto e inserida na versão digital.

Informamos ainda, que nesta modalidade de confecção de ficha catalográfica, não será gerada a classificação de assunto da obra, apenas a classificação de Cutter (classificação de autor). As palavras chave serão apresentados na forma digitada pelo usuário.

Dúvidas mais frequentes:

Ex. nome Completo: Maria José Ferreira de Souza da Silva Filha

Nome: Deve-se inserir os nomes e os primeiros sobrenomes. Ex.: Maria José Ferreira de Souza da

Sobrenome: Inserir o último sobrenome. No caso de parentesco (Filho, Júnior, Sobrinho, Neto etc.) este deve vir após a indicação do sobrenome. Ex.: Silva Filha; Silva Neta...

Título:  Inserir o título do trabalho. Utilize letras maiúsculas somente para o início do título, siglas ou nomes próprios. Ex.: As atividades de biblioteca públicas: diretrizes da IFLA/UNESCO/Brasil

Palavra - chave: Na escolha das palavras - chave não use fórmulas; Em caso de termos científicos, recomenda-se que o termo popular também seja utilizado, como: Apis Mellifera (Abelha); Apis Mellifera – Abelha; Abelha (Apis mellifera).

A Ficha deve ser impressa no VERSO  da folha de rosto da Tese/Dissertação e inserida na VERSÃO DIGITAL EM PDF.

Exemplo abaixo:




 Clique no botão "Gerar Ficha Catalográfica" para produzir a sua.

 

 


O que é Ficha Catalográfica?

Ficha catalográfica é uma ficha padronizada que reúne os dados que descrevem uma publicação. Esse padrão é internacional, para que você possa identificar os dados de uma publicação mesmo sem conhecer a língua em que está escrito. Nas bibliotecas antigas (e algumas atuais não informatizadas) eram organizadas em gavetários chamados catálogos e usadas para localizar os livros na Biblioteca.

Atualmente, aparecem apenas no verso da página de rosto de publicações, oficializando seus dados descritivos. As universidades públicas brasileiras solicitam confecção das fichas catalográficas dos tccs, dissertações, teses e outras produções intelectuais institucionais.

 


 

Dúvidas ou  demais informações:

Márcia Albuquerque (Divisão de Documentação)

Telefone: (92) 3305-5071      Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.