Notícias

Na sexta-feira, dia 23 de junho, aconteceu no Museu Amazônico o lançamento do RIU/UFAM (Repositório Institucional da UFAM), abertura da Coleção Thiago de Mello, premiação Amigos do Museu e Sarau.

O Repositório Institucional da UFAM é uma plataforma digital aberta que tem o objetivo de armazenar produções técnicas e científicas da universidade. O projeto foi desenvolvido em parceria entre o Sistema de Bibliotecas da UFAM (SISTEBIB) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). No RIU/UFAM será armazenada as produções culturais, artísticas, técnicas, científicas, tecnológicas e didático-educacionais, desenvolvidas no âmbito da universidade e ficará disponível para consulta online em três idiomas (português, inglês e espanhol).

A abertura da Coleção Thiago Mello, o acervo contém cerca de 8 mil itens pessoais (livros, cartas, pinturas, fotos) do poeta Amazonense, estarão disponíveis para consulta e pesquisas abertas ao público. As obras abordam questões antropológicas, sociológicas e literárias, e buscam preservar a memória do autor, além de corroborar para o fomento de estudos, pesquisa e promoção da leitura e do conhecimento. A coleção está disposta em estantes deslizantes e em homenagem ao autor, estampada com gravura do Poeta cedida gentilmente pelo artistas F. C. Lopes.

Houve, ainda, premiação aos Amigos do Museu, voltado a todos aqueles que colaboraram com significativas contribuições para o cumprimento da missão da instituição, notadamente no fomento às atividades de pesquisa, ensino e extensão sobre a Amazônia.

E o encerramento do Evento foi marcado com um Sarau realizado pela banda Puxirum, formado por músicos da UFAM.

O evento contou com a participação da reitora da UFAM, Profa. Dra. Márcia Perales, do vice-reitor, Prof. Dr. Hedilnaldo Lima e demais Pró-Reitores, bem como da diretora da Biblioteca Central, Profa. Dra. Célia Regina Simonetti Barbalho, que relatou os principais destaques da Gestão do SISTEBIB de 2014-2017.

 

Leia também: