Notícias

 

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) oferece aos usuários diversas possibilidades de consulta ao acervo. As mais populares são as caixas de busca disponíveis na página inicial da biblioteca virtual, por permitirem uma investigação rápida e objetiva.

 

Para a recuperação de informação durante uma pesquisa ter qualidade, é importante um planejamento da estratégia de busca. A metodologia deve conter um conjunto de ações ou táticas relacionadas com restrições e/ou limites determinados pelo usuário. O pesquisador também deve traduzir sua necessidade utilizando, além da estratégia, algumas outras especificações, como, por exemplo, o uso de palavras-chave bem direcionadas.

Para isso, existe na biblioteca virtual da CAPES uma alternativa por meio da qual é possível utilizar estratégias para um resultado mais específico: ao entrar no link buscar assunto, o usuário pode, entre outras ações, empregar os operadores booleanos na caixa de pesquisa. Uma vez que os operadores booleanos definem relações entre termos em uma consulta, há a possibilidade de criar uma pesquisa genérica ou limitada.

 

Os operadores são andor e not:

  • And combina os termos da pesquisa para que cada resultado contenha todos os termos
  • Or combina os termos da pesquisa para que cada resultado contenha, no mínimo, um dos termos;
  • Not exclui termos para que cada resultado não contenha nenhum dos termos que o seguem.

 

A metodologia foi desenvolvida por George Boole, matemático e filósofo britânico que viveu entre os anos 1815 e 1864. Com três operações básicas (and, or e not), a álgebra de Boole é utilizada no processamento de dados de computador, na automatização da produção industrial, na teoria aplicada aos fluídos e na ciência da informação.

  • Os usuários podem utilizar as apas (“ “) para realizar a pesquisa. No entanto, este recurso serve para buscar frases exatas e indica a ordem em que os termos devem aparecer nos resultados. Naturalmente, reduz a quantidade de resultados recuperados.
  • A aplicação de outros métodos também é importante para um resultado apurado, como os operadores de truncagem e de proximidade.
  • Ainda na busca por assunto do Portal de Periódicos, o usuário tem à disposição a “busca avançada”, onde pode aplicar filtros, como data de publicação, tipo de material e idioma, além de utilizar os operadores booleanos e outros recursos de consulta para maximizar os resultados e alcançá-los com maior agilidade.

 

Dica: O ideal é buscar auxílio em uma biblioteca, caso existam dúvidas ou dificuldades para a utilização de estratégias de busca. Muitas consultas sem resultados recuperados se devem ao uso equivocado dessas técnicas (colocação indevida de aspas, combinação equivocada de operadores de truncagem etc.).

 

 

 

Fonte: Portal de Periódicos da CAPES nº52, publicado em 31/10/2018.