Serviços

 Cadastro de usuários 

Para efetuar cadastro o usuário deverá apresentar na Biblioteca Setorial da Unidade em que está matriculado os seguintes documentos: 

 cadastro de usuários

 

 

No momento do cadastro o usuário deverá cadastrar uma senha, pessoal e intransferível para realização de empréstimo no SISTEBIB bem como para acesso online ao MEU PERGAMUM que é o sistema informatizado de gerenciamento do acervo bibliográfico do Sistema de Bibliotecas da UFAM - SISTEBIB.

Empréstimo 

Empréstimo Domiciliar: permite a retirada de material por período determinado para consulta fora da biblioteca. Esse serviço é exclusivo para usuários com vínculo com a UFAM, que estejam cadastrados no Sistema de Bibliotecas. 

Empréstimo Especial: a Biblioteca poderá realizar o empréstimo com duração diferenciada para as obras mais procuradas. Há a possibilidade, dessas obras, serem emprestadas do horário de fechamento da biblioteca até sua abertura no dia seguinte e durante finais de semana e feriados desde que a devolução seja feita no primeiro dia útil. 

Renovação: o material emprestado poderá ser renovado quantas vezes se fizer necessário desde que não esteja em atraso ou possua reserva. Esta renovação pode ser efetuada online pelo MEU PERGAMUM.

A impossibilidade de renovação online não justifica atrasos na devolução de material emprestado. Caso o sistema de renovação online esteja indisponível, o usuário deverá dirigir-se a Biblioteca para realizar a renovação. 

Reservas: é permitido realizar reserva no caso em que todos os exemplares estiverem emprestados. A reserva de materiais bibliográficos para empréstimos pode ser feita via MEU PERGAMUM ou em quaisquer Biblioteca Setorial, obedecendo a ordem de solicitação.

Quando a obra reservada estiver disponível, será exibida uma mensagem na página pessoal do usuário no MEU PERGAMUM e terá início o prazo de 24 horas para retirada na Biblioteca indicada.

Após esse período, caso o usuário não a retire, a obra será liberada para o próximo da lista. Caso não haja usuários na lista de espera, o material retornará para o acervo. 

Limites e Prazos de empréstimo 

prazo_emprestimos

  Suspensão 

O usuário que não devolver o material emprestado no prazo estabelecido ficará suspenso: 

Empréstimo Domiciliar: igual aos dias de atraso.

Empréstimo Especial: 30 dias.