Sobre o SISTEBIB

Biblioteca Central - BC

A Biblioteca Central da Universidade Federal do Amazonas foi criada em 12 de setembro de 1974, sendo a mesma um Órgão Suplementar que, contém em sua jornada vários domicílios e desde janeiro de 1992, ocupa o térreo do prédio da Biblioteca Setorial da Faculdade de Ciências da Saúde, onde permanece parcialmente desde abril de 2002.

Considerada como provedora do conhecimento e de fundamental apoio aos pilares de ensino, pesquisa e extensão, tendo a mesma uma organização centralizada que promove o empréstimo de todo material bibliográfico e audiovisual necessário e demandado pela comunidade universitária, bem como o repasse às bibliotecas setoriais de acordo com as solicitações realizadas, através do Sistema de Bibliotecas da Universidade.

Natureza e finalidade

A Biblioteca Central será responsável pelo gerenciamento da programação orçamentária, relativa ao acervo bibliográfico, bem como de todo material informacional pertencente ao acervo da Fundação Universidade do Amazonas (FUA), independente de sua localização.

Todo material recebido por doação pelas Bibliotecas Setoriais, será obrigatoriamente remetido à Biblioteca Central para seleção, registro e processamento técnico.

Sendo a mesma, órgão suplementar responsável pela administração do Sistema de Bibliotecas, é subordinada diretamente ao Magnífico Reitor, na forma do que dispõe o Art.8º do Estatuto da Universidade do Amazonas, tendo por finalidade as seguintes normas:

- Adquirir, preparar, manter atualizado e disseminar o material informacional sobre os assuntos relativos aos programas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade do Amazonas;

- Atuar como um Centro Referencial de Informação Técnico-Científica e Cultural, orientando os seus usuários às fontes que atendam a essas questões;

- Reunir, preparar e manter a memória documental da Universidade Federal do Amazonas;

- Manter articulação permanente com o Departamento de Biblioteconomia para a realização de estágios supervisionados;

- Servir como entidade responsável pelo depósito legal da documentação bibliográfica produzida e editada pela Universidade Federal do Amazonas;

- Programar, sistematicamente, em articulação com os Departamentos e Centros Acadêmicos, curso de iniciação à pesquisa bibliográfica nos níveis básicos, profissional e de pós-graduação, bem como treinamento de usuários;

- Realizar cursos, treinamentos e outros que possam contribuir para o aperfeiçoamento do pessoal técnico-administrativo.

 

Sistema de Bibliotecas da UFAM - SISTEBIB

 O Sistema de Bibliotecas da Universidade do Amazonas - SISTEBIB  constitui-se de um conjunto de Bibliotecas integradas sob os aspectos funcional e operacional, cuja filosofia de atuação visa a unidade e a racionalização de serviços, materiais e métodos.

Sua finalidade é integrar as suas bibliotecas à política educacional e administrativa da Universidade Federal do Amazonas, servindo de apoio aos seus programas de ensino, pesquisa e extensão.

Estimular a produção técnico-científica e cultural mediante o desenvolvimento de serviços e produtos de informação.

Cooperar com redes e sistemas de informação para melhor aproveitamento e racionalização dos recursos disponíveis, integrando-se aos planos nacionais de bibliotecas universitárias e demais programas cooperativos.

Contribuir para a atualização e o aperfeiçoamento profissional da classe bibliotecária da Universidade Federal do Amazonas, e demais servidores que nela atuam, através da produção de eventos ou incentivos à participação em atividades técnicas, congressos, seminários, cursos, etc.

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas, através de uma estrutura organizacional e administrativa parcialmente centralizada, constitui-se dos seguintes organismos: Biblioteca Central, e Bibliotecas Setoriais e de Extensão.