Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.



Início do conteúdo da página

Solicitação de Treinamento

Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2020, 14h47 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 15h27 | Acessos: 3608

O Sistema de Bibliotecas disponibiliza a lista de capacitações on-line que serão oferecidas mediante agendamento para toda a comunidade da UFAM.

Os temas disponíveis são: 

  1. Produtos e serviços do SISTEBIB- Site do SISTEBIB: Catálogo online - Sistema Pergamum; Repositório Institucional; Biblioteca de Teses e Dissertações; Ferramentas de apoio ao ensino; Fontes de Informação (gratuitas, restritas e temporárias); Nada Consta; Elaboração de ficha catalográfica; Depósito de teses e dissertações; Depósito de trabalhos de conclusão de curso e publicações da UFAM.
  2. Uso do portal de periódicos CAPES/Acesso via CAFÉ- Busca por Base; Busca por Livro; Busca por Assunto; Acesso via CAFÉ; Conteúdo gratuito e conteúdo pago; Exemplos de bases disponibilizadas;
  3. Estratégias de busca- Operadores boleanos; Bases de dados; Criação de termos de busca; Aplicação de booleanos em busca em bases de dados;
  4. Treinamento Pergamum- Formas de pesquisa; aplicação de filtros; renovação e reserva de obras; prazos de empréstimos;
  5. Introdução a Propriedade Intelectual- Propriedade Intelectual; Direitos Autorais; Propriedade Industrial; Proteção sui generes;
  6. Treinamendo na base de Teses e Dissertações- TED - Apresentação da base e seus principais recursos;
  7. Treinamento Fontes de Informação em Saúde: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) BIREME- Apresentação geral; busca livre e avançada; busca por descritor; Vocabulários controlados/ Estruturados; Descritores em Ciências da Saúde - DeCS - BVS-Bireme; MeSH - Medline (Pubmed); Construção de Estratégias de busca; Bases de dados em Saúde multidisciplinares.
  8. Busca em bases de dados de patentes (INPI e Derwent)- Apresentação dos campos do documento de patente; Apresentação das bases; Estudo de termos para busca de patentes; Busca de patentes; Download de informações referenciais; Download de Documentos de patentes.
  9. Pesquisa com Web Of Science e Scopus- Apresenta a base de dados Scopus e WoS, seus tipos de busca específicos e opções para refinar a pesquisa; Orienta sobre a exportação de resultados para gerenciadores de referências e demonstra outras funcionalidades importantes da base como a comparação de títulos de periódicos e gráficos da produção de autores e instituições; Orientação para acesso via portal da capes via acesso CAFÉ da UFAM e remoto; Cadastramento de alertas e uso de relatórios de citação; Exportação de resultados de pesquisa.
  10. Mendeley - Utilização básica - No curso você descobrirá como o Mendeley, software gratuito para gestão de referências bibliográficas, pode auxiliar na organização de sua pesquisa, pois possibilita armazenar, organizar, gerenciar e compartilhar os registros bibliográficos e documentos recuperados de diversas fontes de informação. Além disso, uma de suas funcionalidades é facilitar a elaboração de trabalhos, pois permite inserir citações ao longo do texto e gerar listas de referências automaticamente em vários formatos bibliográficos como ABNT, APA etc.

 Os agendamentos ocorrerão somente por meio da solicitação do professor da disciplina. 

Procedimentos para solicitação do treinamento

1. Entre em contato através dos e-mails abaixo:

Treinamentos para GRADUAÇÃO:

  • Direção da Divisão de Bibliotecas Setoriais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) OU diretamente com a Biblioteca Setorial de sua Unidade Acadêmica (ver lista de e-mails das bibliotecas) 

Treinamentos para PÓS-GRADUAÇÃO:

  • Divisão de Tecnologia da Informação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

2. No corpo do e-mail informar o tema a ser ministrado, dias e horários disponíveis.

Após a solicitação, datas e horários serão tratados diretamente com o professor (mediante disponibilidade de horário pela equipe do SISTEBIB). 

Fim do conteúdo da página