Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apoio ao ensino



Início do conteúdo da página

Apoio ao Ensino

Publicado: Quarta, 08 de Janeiro de 2020, 10h53 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 15h27 | Acessos: 2628

Aqui você encontrará um conjunto de ferramentas para auxiliar na aprendizagem, ensino, transferência de conhecimentos e formação utilizando recursos on-line.

Aviso: As ferramentas listadas não são de responsabilidade do SITEBIB/UFAM, erros de acesso verificar diretamente com os responsáveis pelos sites ou softwares.

 

Verificador de plágio (Online)

1. Plagium
2. Dupli Checker
3. Plagiarism DetectorGramarly

 

Verificador de plágio (Para download)

1. Copy Spider - Faça o download aqui
2. Farejador de Plágio - Faça o download aqui

 

Gerenciadores de referências (Online)

EndNote:  
Gerenciador de referências bibliográficas desenvolvido pela Clarivate Analytics. Possui uma versão gratuita (versão web) que permite armazenar e organizar as referências para citações durante a elaboração de artigos e trabalhos acadêmicos, além de possibilitar a importação direta de referências a partir das várias bases de dados bibliográficas. 

MORE - Mecanismo Online para Referências: Criado na Universidade Federal de Santa Catarina, o MORE é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail.

Gerenciadores de referências  (Para download)

Mendeley:
Gerenciador de referências e uma rede social acadêmica que tem por objetivo auxiliar na organização da pesquisa, na colaboração com outras pessoas on-line e na descoberta de pesquisas mais recentes. É um software gratuito (Elsevier), multiplataforma (Linux, Windows, Mac) e compatível com navegadores conhecidos (Firefox, Chrome, Safari, entre outros).

Zotero
Software gerenciador de referências bibliográficas gratuito e de código aberto, que tem por objetivo auxiliar na coleta, organização, citação e compartilhamento de pesquisas.

Auxílio a detecção de Fake News

AosFatos
Aos Fatos é uma plataforma jornalística de investigação de campanhas de desinformação e de checagem de fatos. Sua produção se baseia em uma rigorosa metodologia de apuração e verificação reconhecida internacionalmente por meio de parcerias transnacionais, premiações e instituições de Estado.

LUPAFundada em 2015, a Lupa iniciou sua trajetória como uma agência de notícias especializada em fact-checking e expandiu suas atividades para o ensino de técnicas de checagem e para a sensibilização sobre desinformação e seus riscos.

Fato ou Fake: A seção Fato ou Fake do G1 tem o objetivo de alertar os brasileiros sobre conteúdos duvidosos disseminados na internet ou pelo celular, esclarecendo o que é notícia (fato) e o que é falso (fake).

Estadão verifica: Núcleo de checagem de fatos do jornal O Estado de S. Paulo.



Fim do conteúdo da página