Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Políticas de empréstimo



Início do conteúdo da página

Circulação

Publicado: Quarta, 08 de Janeiro de 2020, 10h39 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 15h27 | Acessos: 5841

É a unidade responsável pela circulação do material bibliográfico destinado a consulta, empréstimo individual. O acervo das bibliotecas do SISTEBIB é aberto ao público em geral para consultas e pesquisas.

 

Cadastro de usuários 

Para efetuar cadastro o usuário deverá apresentar na Biblioteca Setorial da Unidade em que está matriculado os seguintes documentos: 

ALUNO DE GRADUAÇÃO: Documento oficial de identificação com foto ou carteira estudantil da UFAM.

ALUNO DE PÓS-GRADUAÇÃO MATRICULADOS ELETRÔNICAMENTE (STRICTU OU LATO SENSU E RESIDÊNCIA MÉDICA): Documento oficial de identificação com foto.

ALUNO DE PÓS-GRADUAÇÃO NÃO MATRICULADOS ELETRÔNICAMENTE (STRICTU OU LATO SENSU E RESIDÊNCIA MÉDICA): Comprovante de matrícula (digital ou impresso), crachá da residência ou constar na lista de matriculados fornecida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e/ou apresentar Declaração assinada pelo coordenação de curso e documento oficial de identificação com foto.

SERVIDOR: Documento que comprove vínculo institucional atualizado (digital ou impresso) e documento oficial de identificação com foto.

PROFESSOR VISITANTE OU SUBSTITUTO: Cópia do contrato de trabalho, documento oficial de identificação com foto e documento contendo o número do Siape.

No momento do cadastro o usuário deverá cadastrar uma senha, pessoal e intransferível para realização de empréstimo no SISTEBIB bem como para acesso online ao MEU PERGAMUM (Sistema informatizado de gerenciamento do acervo bibliográfico do Sistema de Bibliotecas da UFAM - SISTEBIB).

Observações: 

a) O usuário sem matrícula institucional não poderá ser cadastrado no SISTEBIB/UFAM.

b) Os servidores e discentes de Pós-Graduação deverão renovar ANUALMENTE seu cadastro junto ao SISTEBIB/UFAM.

c) Alteração de senhas serão realizadas mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto.

 

Empréstimo 

Empréstimo Domiciliar: permite a retirada de material por período determinado para consulta fora da biblioteca. Esse serviço é exclusivo para usuários com vínculo com a UFAM, que estejam cadastrados no Sistema de Bibliotecas. 

Empréstimo Especial: a Biblioteca poderá realizar o empréstimo com duração diferenciada para as obras mais procuradas. Há a possibilidade, dessas obras, serem emprestadas do horário de fechamento da biblioteca até sua abertura no dia seguinte e durante finais de semana e feriados desde que a devolução seja feita no primeiro dia útil. 

Renovação: o material emprestado poderá ser renovado quantas vezes se fizer necessário desde que não esteja em atraso ou possua reserva. Esta renovação pode ser efetuada online pelo MEU PERGAMUM.

A impossibilidade de renovação online não justifica atrasos na devolução de material emprestado. Caso o sistema de renovação online esteja indisponível, o usuário deverá dirigir-se a Biblioteca para realizar a renovação. 

Reservas: é permitido realizar reserva no caso em que todos os exemplares estiverem emprestados. A reserva de materiais bibliográficos para empréstimos pode ser feita via MEU PERGAMUM ou em quaisquer Biblioteca Setorial, obedecendo a ordem de solicitação.

Quando a obra reservada estiver disponível, será exibida uma mensagem na página pessoal do usuário no MEU PERGAMUM e terá início o prazo de 24 horas para retirada na Biblioteca indicada.

Após esse período, caso o usuário não a retire, a obra será liberada para o próximo da lista. Caso não haja usuários na lista de espera, o material retornará para o acervo. 

Limites e Prazos de empréstimo 

ALUNO DE GRADUAÇÃO: 7 (sete) títulos diferentes no prazo de 7 (sete) dias corridos.

ALUNO DE PÓS-GRADUAÇÃO (STRICTU OU LATO SENSU E RESIDÊNCIA MÉDICA): 7 (sete) títulos diferentes no prazo de 15 (quinze) dias corridos.

SERVIDOR: 10 (dez) títulos diferentes no prazo de 15 (quinze) dias corridos.

PROFESSOR VISITANTE OU SUBSTITUTO: .10 (dez) títulos diferentes no prazo de 15 (quinze) dias corridos.

 Suspensão 

O atraso da devolução da obra resultará na suspensão do direito de empréstimo pelo mesmo período de atraso.

Empréstimo Normal: igual aos dias de atraso.

No caso de atraso na devolução de obras de consulta local o usuário cumprirá 30 dias de suspensão.

 

ACESSE NOSSA POLITICA DE EMPRÉSTIMO COMPLETA AQUI

 

Fim do conteúdo da página