Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CONHEÇA QUAIS AÇÕES O SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFAM REALIZOU NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

  • Publicado: Quinta, 04 de Mai de 2023, 11h04
  • Última atualização em Segunda, 25 de Setembro de 2023, 15h03
  • Acessos: 1827

 

 

Conselho Consultivo discute ações planejadas para 2023

No dia 08 de fevereiro de 2023, os diretores das bibliotecas e divisões do Sistema de Bibliotecas da UFAM reuniram-se com o objetivo de Revisar o Plano de Capacitação Docente e Técnico-Administrativo (PCDT) e o acompanhamento do planejamento das ações do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas para o ano de 2023. 

 

Sistebib recebe discentes da Biblioteconomia 

A biblioteca Central do Sistebib realizou, no dia 02 de abril, um encontro entre os discentes do Departamento de Biblioteconomia da UFAM. A diretora do Sistebib, Rosenira Oliveira, apresentou a estrutura do Sistebib orientando-os sobre a importância do sistema para a comunidade UFAM. Posteriormente, diretor da Divisão de Processamento da Informação (DPI), Bibliotecário-Documentalista Flaviano Queiroz, demonstrou como utilizar as técnicas de catalogação e o formato Machine Readable Cataloging  (MARC21) para os discentes.

 

Bibliotecários do Sistebib participam de bancas qualificação de trabalho de conclusão de curso

Servidores do Sistebib compuseram bancas de projetos de pesquisa dos discentes finalistas do curso de Biblioteconomia da UFAM. Dentre os trabalhos qualificados, foram abordadas temáticas como fake news, serviços de referência, Biblioterapia e a Folksonomia.

 
 

Sistebib realiza projeto de extensão

O projeto de extensão "Conecta Biblioteca UFAM", promovido pelo Sistebib por meio do Edital 006/2022 do Programa de Apoio a Realização de eventos da UFAM (PAREC), ocorreu no dia 03 de março. A programação do evento visou apresentar os serviços e produtos do Sistebib para a comunidade interna e externa, a fim de facilitar o processo de busca e recuperação de informações digitais e impressas disponibilizadas para a comunidade UFAM. 

Assista o evento na íntegra

Bibliotecários participam do Encontro Regional do Pergamum

No dia 14 de março, foi realizado o Encontro Regional do Pergamum no Auditório da Faculdade das Ciências Farmacêuticas - Setor Sul - Universidade Federal do Amazonas. O encontro promovido pela Associação Paranaense de Cultura da PUC-Paraná, empresa fornecedora do software gerenciador de acervos digitais, foi aberto ao público geral para apresentar a mais recente versão do Pergamum, bem como outros infoprodutos ofertados pela empresa.

 

Sistebib comemora o dia da pessoa bibliotecária

Em alusão ao dia da profissão, comemorado no dia 12 de março, o Sistebib promoveu uma homenagem aos bibliotecários que atuam na universidade. A programação contou com a presença do reitor Sylvio Mario Puga Ferreira, bem como a palestra do Professor aposentado da Faculdade de Educação Física da UFAM, Cláudio Frota, que ministrou um momento motivacional que buscou incentivar profissionais a buscar mudanças, promover boas relações interpessoais e estímulo nos afazeres da profissão. Em seguida, a bibliotecária Maria Socorro Coelho, técnica administrativa da Reitoria de Inovação Tecnológica da UFAM, levantou considerações sobre a inovação na Biblioteconomia e como ela impacta diretamente nos processos internos do Sistebib e seus serviços e produtos ofertados.  O evento encerrou com a Professora do Departamento de Biblioteconomia, Danielly Inomata, que enfatizou como inovar nos serviços de referência.

Leia a matéria completa
 

Biblioteca Setorial Sul estabelece parceria com a Protec e Baré Júnior para realização de evento

No dia de 4 abril, ocorreu o Amazônidas 2023, evento que promove conexão entre líderes de empresas juniores na região amazonense. O evento foi realizado no hall da Biblioteca Setorial Sul e contou com palestras que relataram experiências e conhecimentos sobre o empreendedorismo no estado. Esta foi um parceria com a Pró-Reitora de Inovação e Tecnologia da UFAM e a Biblioteca Setorial Sul, com apoio da direção do Sistebib.

 

Bibliotecas do Sistebib realizam treinamentos para a comunidade

A Biblioteca Setorial da Escola de Enfermagem (BSEEM), em parceria com a Biblioteca Setorial Sul (BSS), participaram do Projeto de Extensão "Café Científico", promovido pelo Grupo de Pesquisa Métodos Epidemiológicos e Análise de Situação de Saúde, vinculado a Escola de Enfermagem de Manaus/UFAM, apresentando a palestra Registros de Direitos Autorais, Audiovisuais e Patentes, ministrada pela bibliotecária Zení Bessa, diretora da BSS.
A Biblioteca Setorial do Museu Amazônico (BSMA) promoveu orientações quanto ao acervo, bases gratuitas e as bibliotecas digitais da UFAM, ferramentas que amparam pesquisas sobre a Amazônia.
A Biblioteca Setorial do Setor Norte (BSSN) ofertou treinamento sobre a utilização do Portal de Periódicos da Capes e o gerenciador de referências Mendeley para a turma de graduação do curso de Relações Públicas.
Os treinamentos oferecidos pelo Sistebib são abertos a todos os interagentes da comunidade UFAM. Para mais informações, clique aqui.

 

Biblioteca Central realiza palestra em parceria com o Programa de Educação Tutorial de Administração 

No dia 05 de abril, o SOS Pesquisa 2023 contou com a participação da diretora do Sistebib, Rosenira Oliveira. A diretora apresentou a palestra "Como transformar a sua ideia em publicação? Desvendando a jornada para a construção de um artigo científico". O Projeto SOS Pesquisa é uma das atividades promovidas pelo Programa de Educação Tutorial em Administração que busca incentivar, esclarecer as dúvidas e desenvolver o potencial dos estudantes do curso de Ciências Sociais Aplicadas em relação à Pesquisa acadêmica.

Biblioteca Central participa do Primeiro Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior

Nos dias 12 a 14 de abril, A Biblioteca Central do Sistema de Bibliotecas da UFAM  (SISTEBIB/UFAM) marcou presença na primeira edição do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior, sediado na UFAM, Campus Manaus. Entre seus objetivos, o evento visou a análise de desafios e proposição de soluções para questões relacionadas ao planejamento e à administração das instituições federais de ensino superior no Brasil.

A diretora do Sistema de Bibliotecas da UFAM, Rosenira Isabel, teve participação ativa no evento e, durante a ocasião, recebeu um livro do Professor Valdir Barbanti, renomado docente da Universidade de São Paulo (USP) e autor de diversas obras, incluindo o livro "O Valor do Movimento Humano".

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior desempenha um papel crucial na promoção do diálogo e na busca por soluções conjuntas para desafios comuns enfrentados por essas organizações em todo o país.

registrado em:
Fim do conteúdo da página