Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Saiba como utilizar os serviços do Sistema de Bibliotecas da UFAM

  • Publicado: Quinta, 27 de Julho de 2023, 08h52
  • Última atualização em Quinta, 27 de Julho de 2023, 08h52
  • Acessos: 2360

Vamos nos cadastrar!

Onde?

Presencialmente em qualquer biblioteca setorial pertencente ao Sistema de Bibliotecas da UFAM.

O que é necessário?

Alunos de graduação, pós-graduação e mobilidade estudantil precisam apresentar comprovante de matrícula e documento oficial de identificação com foto (impresso ou digital). Servidores devem apresentar comprovante de vínculo institucional atualizado e documento oficial de identificação com foto (impresso ou digital), já de  professores visitantes/substitutos pede-se cópia do contrato de trabalho,  documento oficial de identificação com foto (impresso ou digital) e documento contendo número Siape.

O usuário que possuir 2 vínculos simultâneos com a UFAM deverá optar pelo tipo mais vantajoso para si no uso dos serviços das bibliotecas.

Confirma-se os dados pessoais e em seguida é criada uma senha numérica pessoal e intransferível.

Como se dá o acesso às bibliotecas?

O acervo é de livre acesso, não havendo restrição ao manuseio por qualquer tipo de usuário seja da comunidade universitária ou da sociedade em geral, desde que não esteja portando pastas, sacolas, bolsas/mochilas, alimentos e bebidas, nesses casos um armário guarda-volumes é emprestado para alocar os pertences do usuário pelo período de até 4h.

Quais os tipos de empréstimo?

As bibliotecas oferecem 2 (duas) modalidades de empréstimos, os de consulta local que serão devolvidos no mesmo dia ou no primeiro dia útil após o final de semana ou feriado e os de consulta normal. Vale ressaltar que os livros deverão ser entregues nas bibliotecas onde foram realizados os empréstimos.

Quais os prazos e limites?

Como mencionado anteriormente há uma variação, servidores podem emprestar até 10 títulos diferentes pelo prazo de 15 dias corridos, alunos de pós-graduação podem emprestar 7 títulos diferentes pelo prazo de 15 dias corridos e os alunos de graduação podem emprestar até 7 títulos diferentes pelo prazo de 7 dias corridos.

O usuário que possuir 2 vínculos simultâneos com a UFAM deverá optar pelo tipo mais vantajoso para a ocasião.

Informações sobre renovação, reserva e responsabilidade

O empréstimo poderá ser renovado desde que a obra não esteja em atraso ou reservada para outro usuário, a renovação poderá ser efetuada pela internet ou pessoalmente no balcão da biblioteca onde o empréstimo foi efetuado até o dia estipulado para a devolução.

A reserva de materiais também pode ser realizada pela internet ou na própria biblioteca obedecendo a ordem cronológica de solicitação, não sendo permitido que o usuário reserve o material que já está em sua posse.

O atraso da devolução da obra resultará na suspensão do direito de empréstimo pelo mesmo período de atraso e somente após o cumprimento da suspensão o usuário poderá emprestar materiais novamente.

O usuário é o único responsável pela obra emprestada, cabendo-lhe pela guarda, zelo, conservação e uso.

Em caso de perda, roubo ou extravio o material deverá ser reposto ou substituído , teremos um vídeo explicando cada caso.

Com os armários, em caso de perda, extravio ou danos as chaves/cadeados, o usuário é responsabilizado com a reposição do cadeado e pelos custos do chaveiro no prazo máximo de 48h. 

O débito no Sistema de biblioteca da UFAM por docentes e discentes afetará o requerimento de diversas ações na universidade, como por exemplo: colação de grau, auxílios estudantis, exoneração, aposentadoria e etc.

E por fim, mas não menos importante: quando o sistema automatizado de bibliotecas estiver inoperante, todos os serviços inerentes a ele serão suspensos, exceto a devolução de chaves de armários e salas de estudo, emitindo recibo manual de devolução.

Bom

Agora de posse dessas informações cadastre-se e utilize os serviços disponíveis pelo Sistema de Biblioteca da Universidade Federal do Amazonas.

 

Texto: Thalisson Freitas Leite (Bibliotecário - Biblioteca Setorial do Setor Norte)

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página