Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Reposição ou substituição de livros extraviados

  • Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2023, 12h57
  • Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2023, 13h32
  • Acessos: 1669

O livro emprestado por você na Biblioteca foi extraviado (perdido, roubado…) ou danificado (rasurado, rasgado, manchado, molhado)?

 Não se preocupe, estamos aqui para ajudar!

Rasuras e danos identificados no empréstimo

Você sabia que de acordo com a Resolução 022/2019 CONSAD/UFAM, você é responsável pela garantia da integridade física do livro que pega emprestado nas bibliotecas da UFAM?

Deste modo, sempre que notar rasuras, manchas, sinais de umidade, comunique a pessoa que está realizando o seu atendimento para que seja incluída nota no exemplar, evitando que você seja responsabilizado(a), no ato da devolução, pelo dano pré-existente.

Nós da Biblioteca temos nos empenhado em tomar nota de todas as alterações e danos nas obras e você é um(a) parceiro(a) fundamental nesse processo.

 

O livro que emprestei foi extraviado

Ah não! Fui roubado(a)!

Não, não, não, esqueci o livro em algum lugar e não sei onde?!

Neste caso, compareça à Biblioteca onde você emprestou o(s) livro(s). Você assinará um termo se comprometendo a repor o livro no prazo máximo de 30 dias e receberá todas as orientações necessárias para realizar a reposição ou substituição do livro extraviado.

Reposição: Você adquire um novo exemplar do mesmo título, edição e ano perdido. Assim, a comunidade universitária não perde o conteúdo do material extraviado.

Substituição: Em caso de livros com edição esgotada ou títulos indisponíveis para compra, é necessária a indicação de um novo título para substituir o exemplar extraviado. Esta indicação é realizada por um(a) bibliotecário(a) com base na bibliografia constante no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) para o qual o livro perdido foi adquirido. Fique tranquilo(a), você receberá todas as informações que precisa por e-mail.

 

Essa não! O livro que emprestei tomou chuva!

Assim como nos casos de rasuras realizadas intencionalmente e de extravio de obras, os danos causados por líquido (água, café, suco e/ou outros fluidos) resultam na responsabilidade de reposição e/ou substituição.

Deste modo, fique atento(a), ajude a preservar o patrimônio que é de todos e para todos nós.

 

Dicas valiosas!

  • Não rasure, marque ou dobre, outras pessoas podem não estar interessadas no conteúdo destacado pela sua leitura naquele momento.
  • Caso prefira, faça fichamentos e resumos, tire cópia do capítulo em estudo (e na cópia você pode marcar, riscar, pintar à vontade!), crie mapas mentais sobre o conteúdo, monte um caderno de notas (analógico ou digital, à sua preferência), use marcadores removíveis (e não esqueça de retirar antes de devolver o exemplar à Biblioteca).
  • Mantenha o seu livro preservado da chuva. A sacola plástica é a melhor amiga do livro neste momento.
  • Fluidos não combinam com papel. O café pode ajudar nos estudos, mas não quando ele “vira” no livro.
  • Lembre-se do livro em qualquer lugar. Não o esqueça por aí!

E que o Universo nos proteja de roubos e furtos!

 

Texto: Leonardo Gomes Remigio (Bibliotecário da Biblioteca Setorial do Setor Norte)
Arte: Thalisson Freitas Leite (Bibliotecário da Biblioteca Setorial do Setor Norte)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página