Na BSCS, as ações do Outubro Rosa incluem:
- Sinalização com banner de apoio à campanha;
- Ambientação temática com balões, corações, flores e lembranças (bombons) na cor rosa;
- Comunicação digital com posts e stories e o compartilhamento de conteúdos de instituições de referência.
Também foram distribuídos materiais informativos, como marca-páginas com orientações de prevenção e fitas rosa para identificação e apoio à causa. Em dia alusivo, a equipe vestiu a camiseta rosa, reforçando a mensagem de conscientização.
Biblioteca Setorial do Setor Norte (BSSN)
O espaço recebeu um painel com orientações de saúde baseadas em fontes oficiais, distribuição de laços cor-de-rosa e cartazes informativos nas portas de acesso e murais.
A ação contou com uma intervenção artística em formato de árvore do autocuidado. A instalação foi complementada por tsurus de origami. O tsuru é um pássaro sagrado na cultura japonesa. Representa, entre outras coisas, longevidade e saúde. Costuma ser dobrado como pedido de saúde e paz.
A direção da BSSN reforçou que a informação qualificada é parte do cuidado, reforçando boas práticas: verificar autoria, data e evidências e evitar conteúdos sensacionalistas e promessas de cura. A instalação permanece disponível para visitação durante o mês de outubro, na área de atendimento, onde a comunidade pode deixar mensagens na árvore e retirar laços no balcão.
Biblioteca de Ciências Exatas e Engenharias (BSCEE)
A Biblioteca de Ciências Exatas e Engenharias (BSCEE) promoveu ações de sensibilização sobre o Outubro Rosa, com banner interativo para que alunas deixassem mensagens motivacionais relacionadas ao tema. A iniciativa contou, ainda, com a distribuição de lembranças às alunas, panfletos informativos, banners e laços rosa como símbolos de apoio à campanha.
As atividades foram intensificadas presencialmente no dia 20 de outubro, ampliando o alcance das orientações e o engajamento da comunidade acadêmica.
Biblioteca da Faculdade de Direito (BSFD)
A setorial recebeu ambientação na cor rosa e cartazes de conscientização distribuídos nos espaços de circulação e murais. A iniciativa reforça a mensagem de prevenção e diagnóstico precoce durante o mês.
Cuidado precoce salva vidas
Redes Sociais