Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Doação > Serviços > Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas e Artes



Início do conteúdo da página

Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas e Artes

Publicado: Segunda, 19 de Outubro de 2020, 15h34 | Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2020, 17h12 | Acessos: 6615

Directory of Open Access Journals - Diretório de livros em acesso aberto (DOAB) - O objetivo principal do DOAB é aumentar a capacidade de descoberta de livros de acesso aberto.

Directory of Open Access Journals - Diretório de periódicos de acesso aberto (DOAJ) - É um diretório on-line com curadoria da comunidade que indexa e fornece acesso a periódicos de alta qualidade, acesso aberto e revisados ​​por pares. DOAJ

EUMED.NET ENCICLOPÉDIA VIRTUAL - Diretório de Livros de Acesso Aberto - A OAPEN Foundation, uma iniciativa internacional dedicada à publicação de acesso aberto com sede na Biblioteca Nacional da Holanda, desenvolveu o Diretório de Livros de Acesso Aberto (DOAB), hoje com 1257 exemplares em formato PDF , alguns deles podem ser adquiridos para acesso com leitores de e-books, exemplo: Access to Knowledge in Brazil: new research on intellectual property, innovation and developmen.

OASISBR - É um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas.

SciElo - É um banco de dados bibliográfico, biblioteca digital e modelo cooperativo de publicação digital de periódicos científicos brasileiros de acesso aberto.

La Referencia -  Proporcionar visibilidade à produção científica das instituições de educação superior e pesquisa da América Latina, promove o Acesso Aberto e gratuito ao texto completo, com especial ênfase nos resultados financiados com fundos públicos.

Catálogo de teses e dissertações da CAPES - Teses e Dissertações do país.

Artes

JStor - JSTOR é um sistema online de arquivamento de periódicos acadêmicos. (Tutorial de acesso a base aqui)

Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ - Biblioteca Digital que disponibiliza obras raras dos séculos XVI ao XVIII, manuscritos de alguns dos principais compositores brasileiros, documentos históricos, periódicos e iconografía.

RILM Abstracts of Music Literature - Publica uma bibliografia abrangente de escritos sobre música, servindo a comunidade global de pesquisa musical. Hoje, o RILM Abstracts of Music Literature possui mais de 1.000.000 de registros em 143 idiomas de 178 países. (Tutorial de acesso a base aqui)

Biblioteca Digital de Peças Teatrais - A Biblioteca Digital de Peças Teatrais - BDTeatro é uma biblioteca digital do Banco de Textos Sandro Polloni, que faz parte do acervo da Biblioteca Central da Universidade Federal de Uberlândia UFU. Tem por objetivo o armazenamento, formatação, preservação e disponibilização do banco de textos teatrais em formato eletrônico.

Art-bonobo - Apresenta links e textos para pesquisa na área de artes no Brasil e no mundo.

Sesc Partituras - É uma biblioteca virtual de música composta por partituras digitais, obras transcritas através de programas de editoração musical. Além da consulta ao catálogo com suas informações, a visualização e possibilidade de download integral de cada obra musical.

Banco de Conteúdos Culturais - Iniciativa da Cinemateca Brasileira, órgão do Ministério da Cidadania, que disponibiliza desde 2009 conteúdos digitais relacionados ao campo do audiovisual

Projeto de Biblioteca Internacional de Partituras Musicais - IMLSP - Um repositório de código aberto que usa o modelo e a filosofia da Wikipedia, "um análogo visual de uma biblioteca normal", nas palavras de seu fundador, Edward W. Guo, ex-aluno do conservatório. Os voluntários digitalizam as notas ou as importam de outras fontes, como a Beethoven House , o museu e o instituto de pesquisa em Bonn, Alemanha.

Discos do Brasil - Possibilita o acesso às informações pelo título do disco, ou pelos nomes do intérprete, da música, do compositor, do arranjador, do músico e, até, por alguma participação especial que o disco tenha. É possível, também, conhecer as parcerias entre os compositores.

Memória das Artes - Desde o início dos anos 2000, a Funarte (Fundação Nacional de Artes) vem adaptando seu acervo para se tornar acessível a um número cada vez maior de brasileiros. Desta forma, a instituição tem organizado itens variados que compõem sua vasta coleção - fotos, arquivos sonoros, textos, documentos - para serem digitalizados ao público, na internet. Constituem esses acervos uma parte considerável da memória das artes cênicas, da música e das plásticas do Brasil.

Acervos Artísticos e Culturais da Prefeitura de São Paulo - Iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura que visa colocar à disposição de qualquer interessado o material histórico da cidade de São Paulo em formato digital ou indicar os locais onde está disponível para consulta.

Acervos Digitais do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) - O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular - CNFCP é a única instituição pública federal que desenvolve e executa programas e projetos de estudo, pesquisa, documentação, difusão e fomento de expressões dos saberes e fazeres do povo brasileiro.

Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira - Apresenta verbetes sobre gêneros musicais, artistas, críticos e obras.

Acervos do Instituto Moreira Salles - Essa importante instituição cultural brasileira se destaca na preservação da memória cultural em quatros áreas: fotografia, música, literatura e iconografia.

Funarte - Brasil Memória das Artes - Site mantido pela Fundação Nacional de Artes - Funarte com diversas coleções que tratam sobre a história da música, cinema, teatro e artes plásticas no Brasil.

Biblioteca Digital das Artes dos Espetáculos - Edições completas das primeiras revistas brasileiras dedicadas ao cinema, A Scena Muda e Cinearte, e a coleção de textos teatrais, editados em forma de folheto, entre o século XIX e a primeira metade do século XX.

Instituto Antônio Carlos Jobim - A instituição desenvolve projetos de catalogação, conservação e disponibilização de acervos digitais de artistas que, assim como Tom Jobim, representam a música brasileira. 

Biblioteca Virtual de Partituras Musicais - Uma das mais antigas e persistentes em atividade no Brasil: começou em 1996 hospedado no Departamento de Física da UFMG, cuja primeira reformulação em 2011 comemorou seus 15 anos de atividade contínua. Possui a finalidade de organizar e divulgar partituras internacionais, principalmente dos compositores atuais do Brasil e da América Latina.

Letras, Linguística e Literatura

English made in Brasil - Site sobre a língua inglesa, com orientações de gramática, interpretação de texto e orientações para a escrita na língua inglesa.

Projeto Gutenberg - Oferece mais de 38 mil livros eletrônicos em formato Kindle e epub. O acervo conta com livros bastante populares, tais como "Alice no País das Maravilhas", "Moby Dick", "O Retrato de Dorian Gray" e "As Aventuras de Sherlock Holmes", entre outros.

Acervo de Literatura Popular em Versos - Acervo de Literatura Popular em Versos da Fundação Casa de Rui Barbosa, o maior da América Latina, atualmente com mais de 9.000 folhetos de cordel foi formado a partir da década de 1960.

Literatura lésbica - Esta é a forma como denomina-se o segmento de conteúdo voltado para divulgar obras literárias da temática lésbica, como forma de ampliar a representatividade e visibilidades dos títulos e de autoras, entre elas, Ana Cristina Cesar, Clara Asunción Garcia e Dandara Pinheiro. Romances, contos, crônicas, poesias, biografias, dissertações, revistas e HQs são alguns dos formatos disponíveis.

Biblioteca Digital Curt Nimuendaju - Repositório de recursos sobre línguas e culturas indígenas sul-americanas, incluindo livros raros, artigos, dissertações e teses, com o objetivo de torná-los mais acessíveis a pesquisadores e outros interessados.

Ciências Humanas e Sociais

Europeana - A Europeana Collections fornece acesso a mais de 50 milhões de itens digitalizados - livros, música, obras de arte e muito mais - com ferramentas de pesquisa e filtro sofisticadas para ajudá-lo a encontrar o que está à procura. (Tutorial de acesso a base aqui)

JStor - JSTOR é um sistema online de arquivamento de periódicos acadêmicos.

Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades : CLASE - Clase é uma base de dados bibliográfica de artigos, ensaios, resenhas, livros, revisões, notas, editoriais, biografias e biografias, entrevistas, estatísticas e outros documentos publicados em revistas da América Latina e Caribe, especializadas em ciências sociais e humanidades. Poderão ocorrer dificuldades de acesso nos horários de maior tráfego na internet.

(Idioma: Espanhol/ Tipos de Documentos: Referenciais com resumos)

Persée – Portail de revues scientifiques en sciences humaines et sociales  - Persée é um programa de editoração eletrônica de periódicos científicos em ciências humanas e sociais de língua francesa. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Educação da França e de um consórcio de instituições públicas formado pela Université Lumière Lyon 2, Maison de l’Orient et de ê Méditerranée – Jean Pouilloux e Université de Nice – Sophia Antipolis, em parceria com a Ecole Normale Supérieure (LSH) de Lyon. A hospedagem do portal e a preservação a longo prazo dos dados digitais estão a cargo do CINES (Centre Informatique National de l’Enseignement Supérieur).

(Idioma: Francês/ Tipos de Documentos: Textos completos, Sites com periódicos de acesso gratuito)

Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL) - Fundada para contribuir ao desenvolvimento econômico da América Latina. Disponibiliza: revistas, boletins, documentos de projetos, pesquisas e conferências, relatórios, livros , monografias, entre outros.

Project MUSE - O Project MUSE é um fornecedor confiável de livros e revistas oficiais de ciências sociais de 200 das mais destacadas editoras universitárias e sociedades acadêmicas do mundo.

(Idioma: Inglês/ Tipos de Documentos: Livros e periódicos/ Tutorial de acesso a base aqui)

Biblioteca Digital Paulo Freire - Disponibiliza o acesso a obras de Paulo Freire em formato pdf e obras de outros autores sobre Paulo Freire.

(Idioma: Português/ Tipos de Documentos: Obras completas de Paulo Freire formato pdf e obras de outros autores sobre Paulo Freire)

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - Composta de livros raros, documentos históricos, manuscritos e imagens reunidos ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita doados à USP. Parte deste acervo pertencia ao bibliófilo Rubens Borba de Moraes, cuja biblioteca foi guardada por Guita e José Mindlin desde a sua morte. (Tutorial de acesso a base aqui)

Brasiliana Fotográfica - Espaço para dar visibilidade, fomentar o debate e a reflexão sobre os acervos deste gênero documental, abordando-os enquanto fonte primária mas também enquanto patrimônio digital a ser preservado.

(Idioma: Português/ Tipos de Documentos: Arquivos e imagens históricas do Brasil)

Biblioteca Virtual de Ciências Humanas - Permite o acesso gratuito a um conjunto de bibliotecas virtuais desenvolvidas pelo Centro Edelstein de Pesquisas Sociais ou em parceria com outras instituições

(Idioma: Português/ Tipos de Documentos: Livros)

Antropologia

Biblioteca Digital do Museu Nacional - A Biblioteca Digital disponibiliza o acervo de obras raras da Biblioteca do Museu Nacional, UFRJ, e também as publicações editadas pelo Museu Nacional. São coleções de referência nas áreas de ciências naturais e antropológicas.

(Idioma: Português/ Tipos de Documentos: Obras raras e livros)

Filosofia

Guide to Philosophy on the Internet - Guia de recursos e materiais para estudo em Filosofia.

(Idioma: Inglês/ Tipos de Documentos: Links atualizados até 2003)

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação

Base de dados de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI)  - Atualmente disponibiliza referências e resumos de 19.255 textos publicados em 57 periódicos nacionais impressos e eletrônicos da área de CI. Dos periódicos disponíveis 40 estão ativos e 17 históricos (descontinuados). 

Direito

International Labour Organization (ILO) -   A ILO /OIT, centro mundial de recursos de informação, análise e orientação sobre o mundo do trabalho, disponibiliza base de dados sobre estatística do trabalho para avaliação das questões trabalhistas e a comparabilidade internacional. Estas estatísticas abrangem todas as áreas de trabalho - normas e os princípios e direitos fundamentais no trabalho, emprego, proteção social e diálogo social.

(Idioma: Francês; Inglês / Tipos de Documentos: Estatísticas)

Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Biblioteca Digital -  O acervo da Biblioteca Digital do IDP reúne os documentos decorrentes das suas atividades culturais, técnicas e científicas, bem com a produção doutrinária dos seus discentes e docentes consubstanciada nas monografias de graduação e especialização, dissertações de mestrado, relatórios técnicos, artigos, livros, capítulos de livros, trabalhos publicados em anais de eventos e documentos jurídicos. Também fará parte do acervo da Biblioteca Digital do IDP os vídeos do Programa de Memória da Constituinte de 1988 e outros relativos aos eventos promovidos pelo IDP.

(Idioma: Português / Tipos de Documentos: Repositórios Institucionais)

The Yearbook of the United Nations - O Anuário fornece uma cobertura abrangente de questões políticas e de segurança, questões de direitos humanos, questões econômicas e sociais, questões jurídicas e questões institucionais, administrativas e orçamentárias. Cada um dos sessenta e sete volumes do Anuário , datados da edição de 1946 a 1947, inclui os textos de todas as principais resoluções e decisões da Assembléia Geral, do Conselho de Segurança e do Conselho Econômico e Social, e os coloca em um contexto narrativo de consideração da ONU. , deliberação e ação. A última ediçãoo Anuário das Nações Unidas, 2013  (Vol. 67), foi publicado em fevereiro de 2018.

Biblioteca Digital da OAB - A Ordem dos Advogados do Brasil disponibiliza diversos livros para download sobre legislação e direito.

(Idioma: Português / Tipos de Documentos: Textos completos)

Economia e Administração

IMF eLibrary - Possibilita uma visão ampla sobre macroeconomia, globalização, desenvolvimento, comércio, assistência técnica, dados demográficos, mercados emergentes, diminuição da pobreza entre outros assuntos.

(Idioma: Inglês/ Tipos de Documentos: Livros e periódicos/ Tutorial de acesso a base aqui)

Publicações Ipea - No site do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), é possível acessar virtual e gratuitamente livros sobre Economia, Políticas e Gestão Públicas, entre outros temas de importância nacional e internacional

(Idioma: Português/ Tipos de Documentos: Livros, periódicos, relatórios, estatísticas)

Biblioteca Digital da Fundação Getúlio Vargas - Interessados em assuntos como economia, inovação, sustentabilidade e indústria pode encontrar vários títulos pelo sistema de bibliotecas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) o repositório com todas as publicações periódicas produzidas pela instituição 

(Idioma: Português/ Tipos de Documentos: Periódicos/ Tutorial de acesso a base aqui)

Ipeadata - Base de dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), com dados macroeconômicos, financeiros e regionais relativos ao Brasil. Oferece ainda um dicionário de conceitos econômicos, um histórico das alterações da moeda nacional, e 7.000 séries históricas. Os temas são população, emprego, salário e renda, produção, consumo e vendas, contas nacionais, finanças públicas, preços, juros, moeda e crédito, balanço de pagamentos e economia internacional

(Idioma: Português/ Tipos de Documentos: Dados e indicadores econômicos e financeiros do Brasil/ Tutorial de acesso a base aqui)

Tesouro Nacional - Apresenta uma análise de receitas e despesas primárias do Tesouro Nacional, da Previdência Social e do Banco Central; além da evolução da dívida líquida do Tesouro Nacional.

(Idioma: Português/ Tipos de Documentos: Dados e indicadores econômicos e financeiros do Brasil)

Memória Estatística - Projeto desenvolvido conjuntamente pelo Instituto de Pesquisa Econômica (IPEA) e a Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda no RJ (SAM/RJ), cujo objetivo é a recuperação, preservação e divulgação em meio eletrônico das estatísticas históricas da economia brasileira no Século XIX e primeira metade do Século XX existentes no acervo da Biblioteca do MF/RJ, tendo em vista a idade, raridade e precariedade do estado de conservação das obras. Destacam-se os anuários de finanças públicas desde 1811; de comércio exterior e transporte desde 1840; as estatísticas ferroviárias desde 1870 e outros.

(Idioma: Português/ Tipos de Documentos: Dados e indicadores econômicos e financeiros do Brasil)

IDEAS -  Banco de dados bibliográfico dedicado à Economia  - O IDEAS é o maior banco de dados bibliográfico dedicado à Economia e disponível gratuitamente na Internet. Com base no RePEc , ele indexa mais de 3.100.000 itens de pesquisa, incluindo mais de 2.900.000 que podem ser baixados em texto completo.

(Idioma: Inglês/ Tipos de Documentos: Livros)

Atualizado em 10/06/2020

Compilado por: Biblioteca Setorial do Setor Norte; Biblioteca Setorial da Faculdade de Direito; Biblioteca Central

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página