Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Bases de dados gratuitas sobre o Coronavírus



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Bases de dados gratuitas sobre o Coronavírus

  • Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2020, 15h01
  • Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2022, 11h19

Em vista da pandemia causada pelo COVID-19, muitas bases de dados pagas liberaram o acesso aos estudos sobre o vírus na expectativa  de contribuir para as pesquisas que estão sendo desenvolvidas em nível global. O Sistema de Bibliotecas da UFAM - SISTEBIB em parceria com o Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia - GICA, relacionou bases de dados pagas que encontram-se em período gratuito visando auxiliar pesquisas sore o coronavírus, acessem os links: 

   The New England Journal of Medicine (NEJM)

Trata-se do principal jornal e site médico do mundo. Publicada continuamente há mais de 200 anos, a NEJM fornece pesquisa clínica de alta qualidade e conteúdo interativo para profissionais que lidam com a saúde, educadores e comunidade em geral, com a missão de levar aos médicos a melhor pesquisa e informação no cruzamento da ciência biomédica e da prática clínica além de apresentar essas informações em formatos compreensíveis e clinicamente úteis que informam a prestação de cuidados de saúde e melhoram os resultados dos pacientes.

 BMJ Open 

É um dos periódicos médicos mais antigos. Sua primeira publicação ocorreu em 3 de outubro de 1840 como a missão de trabalhar em prol de um mundo mais saudável para todos. Em sua página inicial o BMJ destacou diversas pesquisas sobre a COVID-19, que podem ser acessadas de forma gratuita. Dentre as quais estão: artigos originais, notícias, vídeos de entrevistas, editoriais, práticas médicas, bem como a opinião do periódico sobre a pandemia. Há, ainda, a possibilidade de pesquisar por palavra-chave, título, autor, citação, DOI, ou uma combinação de entradas usando os operadores boleanos (OR, NOT e AND), bem como utilizando-se de filtros específicos.

The Lancet

Foi fundado em 1823 por Thomas Wakley como um periódico médico semanal e independente com o objetivo de tornar a ciência amplamente disponível para que a medicina possa servir, transformar a sociedade e impactar positivamente a vida das pessoas. Dentre seus manifestos, expressos em sua página inicial, o Lancet ressalta que para o alcance de sua missão, busca não só publicar as últimas pesquisas ou opiniões dos maiores especialistas da área médica, mas, também, permitir que esses esforços definam agendas, criem contexto, informem líderes, iniciem debates e defendam a ideia de que a pesquisa pode e fará a diferença. Em sua página inicial foi disponibilizado gratuitamente acesso a conteúdos sobre a COVID-19 no formato de podcast, artigos originais, relatos de casos, entrevistas e vídeos.

 JAMA Network

Fundada em 2018 e atualmente mantida pela publicado pela American Medical Association, reúne treze revistas sobre Cardiologia, Neurologia, Psiquiatria, Cirurgia, Oncologia, dentre outras. Os títulos e resumos dos artigos são traduzidos para espanhol e chinês. Possui uma interface inovadora que possibilita percorrer os principais pontos de um artigo para obter uma visão geral rápida ou explorar mais com conteúdo relacionado disponíveis em formato de multimídia, entrevistas com autores, atividades CME, podcasts, dentre outros. A JAMA Network disponibilizou o acesso gratuito a coleção COVID-19, incluindo perguntas e respostas com Anthony Fauci do National Institute of Allergy and Infectious Diseases  (NIAID), um mapa interativo do surto, cortesia do Centro Johns Hopkins de Ciência e Engenharia de Sistemas além de publicações anteriores sobre desenvolvimento de vacinas, controle de infecções e preparação para a saúde pública.

 UpToDate

A base oferece conteúdo clínico original escrito por médicos, sintetizado em recomendações classificadas e baseadas em evidências. O principal objetivo é oferecer respostas rápidas baseadas em casos clínicos e pesquisas aos profissionais e estudantes da área da saúde. Na barra de busca é possível inserir a patologia e os resultados mostrarão recomendações aos pacientes, resumo, links importantes e outras informações. Informações sobre o COVID-19 foram disponibilizadas gratuitamente e são atualizadas diariamente.

 Ebsco (incluindo o DynaMed)

Trata-se de um portal de Informações voltado para profissionais da saúde e pesquisadores e profissionais de informação em saúde, principalmente. Inclui mapas situacionais, informações de órgãos governamentais, perguntas e respostas frequentes sobre a doença, revisões sistemáticas e outras ferramentas. É possível pesquisar por país/região e a partir da barra de busca com palavras-chave. Neste portal foi criada uma plataforma para suportar a necessidade imediata de acesso gratuito a informações confiáveis sobre COVID-19.

 Cochrane

Este é um dos principais periódicos e banco de dados de revisões sistemáticas em saúde. Por meio dele está disponível uma coleção especial sobre COVID-19 em vários idiomas, inclusive português. O objetivo é garantir o acesso imediato a revisões sistemáticas relevantes para o manejo de pessoas hospitalizadas com infecções respiratórias agudas graves. Inclui análises relevantes para as orientações provisórias da OMS e análises identificadas como relevantes pelos Cuidados Agudos e de Emergência da Cochrane (Acute and Emergency Care), informados pelos grupos Cochrane nas regiões afetadas.

 Springer Nature

Trata-se um portal que reúne diversos editores e recursos de informação como periódicos, livros, plataforma e bancos de dados. A base está disponibilizando acesso rápido e gratuito às últimas pesquisas, evidências e dados disponíveis sobre COVID-19. Estão disponíveis perguntas e respostas, artigos, livros e capítulos de livros, notícias globais sobre o tema e mapas situacionais.

Clarivate Analytics

Esta é uma empresa que possui o objetivo de ofertar uma coleção de serviços baseados em assinatura com foco na pesquisa científica e acadêmica, padrões de inteligência e conformidade de patentes, inteligência farmacêutica e biotecnológica, proteção de marca, domínio e marca. Possibilita o acesso a documentos contidos na Web Of Science, Cortellis, Derwent, CompuMark, MarkMonitor, Techstreet, dentre outras fontes. Para contribuir com pesquisas relacionadas ao COVID-19, disponibiliza informações precisas sobre o vírus disponibilizadas em diversos tipos de documentos.

Radiological Society of North America (RSNA)  

Disponibiliza, por meio de revistas, resultados de pesquisas e os avanços mais recentes em radiologia, clinicamente relevantes e de mais alta qualidade neste campo. Diversas revistas de grande impacto na área estão disponíveis como RadioGraphics, Radiology: Artificial Intelligence, Radiology: Cardiothoracic Imaging, Radiology: Imaging Cancer, dentre outras. Tendo em vista a pandemia do COVID-19, está disponibilizando de forma gratuita documentos sobre Radiologia para contribuir com pesquisas sobre o vírus.

  CABI

Organização intergovernamental sem fins lucrativos que se possui objetivo de investigar questões agrícolas e ambientais nos países em desenvolvimento e por meio da criação, curadoria e disseminação de conhecimento científico. Os assuntos disponibilizados estão relacionados a Agricultura, Ciência Animal e Vegetal, Ciências do Ambiente, dentre outras. O CABI está disponibilizando gratuitamente conteúdos relacionados ao COVID-19 de modo a contribuir com pesquisas sobre o vírus.

JSTOR

A JSTOR é uma plataforma de ensino e pesquisa que fornece acesso a artigos de periódicos, livros e fontes primárias com assuntos relacionados a Sustentabilidade, Segurança, Saúde Pública, Medicina, Agricultura, dentre outros. A plataforma está disponibilizando gratuitamente o acesso mais de 6.000 artigos de periódicos relacionados ao COVID-19, abordando tópicos importantes sobre o vírus, controle de doenças transmissíveis, educação a distância, vigilância em saúde dentre outros assuntos.

American Psychological Association

Configurando-se como a principal organização científica da área de psicologia dos EUA, sua missão é divulgar o conhecimento científico produzido pela área, colaborando para o seu avanço científico por meio da associação de mais de 121 mil pesquisadores que desenvolvem pesquisas puras, cujas produções estão disponíveis em base de dados de textos completo, incluindo artigos e livros, resumos e resenhas, instrumentos e ferramentas terapêuticas, vídeos de técnicas de psicoterapia, bem como a disposição de publicações idealizada pela própria associação e de um ambiente virtual para suporte à formação de pesquisadores e profissionais de psicologia. Para o enfrentamento da crise provocada pela Pandemia de COVID-19, a Associação criou um recurso especial atualizado diariamente com publicações de acesso livre para orientar pesquisadores e profissionais de psicologia, profissionais de saúde e a sociedade no que tange à saúde mental e aos cuidados psicológicos demandados por este momento de crise.

 Wiley Online Library

Esta é uma base de dados multidisciplinar que indexa mais de 1.600 periódicos, 22 mil livros e trabalhos de referência, protocolos de laboratório e bancos de dados da John Wiley & Sons. Conta com a Wiley Open Access, que publica periódicos de acesso aberto, cujos conteúdos estão disponíveis para download e compartilhamento gratuito. Acompanhando a tendência da comunidade científica, a Wiley, por meio dos editores de periódicos e ciências da saúde, disponibiliza para acesso gratuito artigos de periódicos, livros e base referencial de pesquisas sobre COVID-19 no intuito de corroborar para os esforços globais de pesquisa, diagnóstico, tratamento e prevenção da doença, monitorando o desenvolvimento de pesquisas e atualizando continuamente os conteúdos.

 Karger

Esta é uma editora de conteúdos científicos em ciências da saúde responsável pela publicação de mais de 80 periódicos acessíveis por assinatura, mais de 20 periódicos de acesso aberto, 40 séries de livros e 50 títulos de livros publicados por ano, principalmente em língua inglesa. Sua colaboração para o enfrentamento da Pandemia da COVID-19 ocorre por meio da disponibilização de acesso gratuito a resultado de pesquisas sobre a infecção bem como de estudos e dados científicos sobre o tema e dados relevantes disponíveis na PubMed Central (PMC).

Thieme

Editora científica alemã que publica e-books, periódicos, soluções clínicas, base referencial e enciclopédias da área de ciências da saúde, farmácia e química, além de ferramentas e-learning. Em seu portal, oferece acesso gratuito a estudos de casos e revisões científicas sobre a COVID-19, à enciclopédia on-line Römpp com conhecimentos sobre o vírus, um verificador de sintomas on-line, pareceres atualizados de associações profissionais de saúde, além de módulos e-learning para enfermeiros, cursos on-line para médicos e especialistas e outras orientações gerais, como ações de prevenção ao vírus.

 CMAJ

Trata-se de um periódico médico geral revisado por pares que publica pesquisas clínicas originais, comentários, análises e análises de tópicos clínicos, notícias de saúde, atualizações de práticas clínicas e editoriais instigantes. A base faz parte da plataforma PROQUEST, que fornece uma coleção clínica e biomédica de 770 títulos de revistas com texto completo. A base de dados inclui todas as cartas, diagramas, gráficas, tabelas, fotos e outros elementos gráficos essenciais para pesquisa médica. Sobre a COVID-19 está disponibilizando acesso gratuito a podcasts de profissionais da saúde que abordam questões relacionadas a pandemia.

Wolters Kluwer

Com 180 anos de operação e atuando em mais de 40 países, oferece recursos de informação com foco principal em saúde, contabilidade, negócios e governos. Disponibiliza as bases UpToDate®: base de dados da área médica baseada em evidências; Medi-Span®: sistema de suporte à decisão na prescrição de medicamentos e EconLit (Ovid): referencial da área de economia e administração. Para apoiar os profissionais de saúde que trabalham dia e noite para atender às pessoas infectadas pelo COVID-19, disponibiliza gratuitamente atualizações e recursos para médicos, enfermeiros e pesquisadores médicos, em resposta a novos desenvolvimentos, evidências e orientações.

 Elsevier

A empresa atua globalmente com a análise de informações especializada em ciência e saúde além de empregar técnicas avançadas de aprendizado de máquina que detectam tópicos populares por domínio, ajudando os pesquisadores a tomar decisões mais informadas. Na área de saúde, a Elsevier desenvolve aplicativos de suporte a decisões clínicas que utilizam tecnologias cognitivas para mapear conjuntos de dados de pacientes e reclamações e grandes repositórios de conteúdo de imagem e texto. Foi desenvolvido novo centro virtual de informações sobre coronavírus que dispõe de informações especializadas e com curadoria para a comunidade de pesquisa e saúde sobre SARS-CoV-2 (o novo coronavírus) e COVID-19 (a doença). Todos os recursos são gratuitos e incluem orientações para médicos e pacientes.


Para mais fontes de informação sobre o Covid19

Clique aqui

registrado em:
Fim do conteúdo da página