Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Segunda edição do Boletim Informativo do Sistema de Bibliotecas da UFAM



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Segunda edição do Boletim Informativo do Sistema de Bibliotecas da UFAM

  • Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2023, 11h04
  • Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 15h29

 

CONHEÇA AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO 

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

 

Sistebib aprova projetos de extensão para execução em 2023 

No mês de maio de 2023, a Pró-Reitoria de extensão da UFAM (PROEXT/UFAM) publicou a lista de projetos de extensão recomendados para execução no segundo semestre de 2023 referente ao edital 002/2023 do Programa de Apoio à Realização de Cursos e Eventos (PAREC). Entre os projetos aprovados pelo Sistema de Bibliotecas da UFAM (Sistebib/UFAM), destacam-se: "Gostou, Trocou, levou: I feira de troca de livros da Biblioteca Setorial Sul;  II Seminário Conecta Biblioteca: Você conhece a sua biblioteca? Uma apresentação do Sistema de Bibliotecas da UFAM; Divulgação do curso de Biblioteconomia da UFAM para alunos finalistas das escolas públicas de Manaus; Oficina de preservação e restauração de acervo bibliográfico em suporte papel.

De acordo com o edital, os cursos e eventos estão previstos para serem realizados entre os dias 26/07 a 07/11 de 2023. Para saber mais, acompanhe as atualizações no site da PROEXT.

 

Bibliotecários do Sistebib submetem trabalhos para o XXII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) 

Os Grupos de Trabalho (GTs) definidos durante o I Workshop de Resultados do Sistema de Bibliotecas da UFAM (Sistebib/UFAM), realizado em outubro de 2022, desenvolveram pesquisas categorizadas em seis temáticas de concentração:

a) Acessibilidade em bibliotecas universitárias;

b) Reestruturação das práticas profissionais dos bibliotecários da UFAM;

c) Avaliação de acervo;

d) Marketing em unidades de informação;

e) Mediação aplicada em ambientes de informação;

f) Mapeamento de conhecimento dos colaboradores do Sistebib/UFAM;

g) Preservação do acervo de livros impressos;

h) A experiência do home office para adoção do teletrabalho no Sistebib/UFAM.

Para cada temática, gerou-se um artigo a ser submetido ao SNBU, bem como em periódicos científicos. O evento será realizado entre os dias 28 de novembro a 01 de dezembro na cidade de Florianópolis (SC), e contará com apresentação de trabalhos organizados em 5 eixos temáticos definidos pela comissão do seminário: gestão de bibliotecas, produtos e serviços, bibliotecas e sociedade e ciência aberta.

A produção desses trabalhos desenvolvidos pelos GTs definidos evidencia o papel dos profissionais para colaborar com o avanço da Biblioteconomia em vista da inovação de serviços e produtos prestados à comunidade universitária. Em breve, novas informações serão compartilhadas no site do evento referente aos artigos aprovados e selecionados para as apresentações orais durante os dias do seminário.

 

Comissão da Biblioteca Central da UFAM participa da oficina PDU 2023

Os integrantes da comissão da elaboração do Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) da Biblioteca Central do Sistema de Bibliotecas da UFAM (Sistebib/UFAM) participou, na terça-feira (06/06), da “Oficina PDU 2023”, promovida pelo Departamento de Planejamento Estratégico da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (DPE/PROPLAN). A oficina buscou orientar o grupo quanto ao desenvolvimento e implementação do PDU aplicando ferramentas da Administração moderna como, por exemplo, a Matriz SWOT, Balanced Scorecard-BSC e o Ciclo PDCA. 

O grupo de trabalho destinado para adequação do PDU do Sistebib é coordenado pela bibliotecária Dra. Raquel Alexandre de Lira, juntamente com os demais integrantes bibliotecários-documentalistas: Hellinton Staevie dos Santos, Leonardo Gomes Remigio, Raquel Santos Maciel e Wilson Amorim Monteiro Júnior.

 

Sistema de Bibliotecas da UFAM inicia discussões sobre a atualização do seu Regimento Interno

Iniciou-se o estudo referente a nova proposta de Regimento Interno para o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (Sistebib/UFAM), em vista da necessidade de atualizações quanto a sua atual estrutura organizacional. As modificações deste instrumento de gestão passarão por uma adequação referente as atribuições de cada divisão administrativa do sistema, alinhadas com as novas demandas oriundas da comunidade acadêmica.

Dentre as principais alterações, prospecta-se que alguns setores serão substituídos, criados e ajustados, equiparando-os com procedimento inovadores para aprimorar os processos e procedimentos por eles executados. Por fim, espera-se que a iniciativa fortaleça a atuação do Sistema de Bibliotecas perante o contexto universitário da UFAM. Em breve, as propostas de atualização serão apresentadas e debatidas no âmbito do Conselho Consultivo do sistema.

 

Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde recebe visita da Prefeitura da UFAM

Na sexta-feira (09/06), a Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde (BSCS) recebeu o Prefeito do Campus, Milton Júnior, para tratar sobre a segurança e infraestrutura da biblioteca. Foram apresentadas as necessidades de melhorias que precisam ser realizadas na biblioteca. Na ocasião, o prefeito afirmou que ações emergentes estão sendo planejadas para garantir um ambiente confortável e propício à utilização do espaço.

 

Biblioteca Setorial Sul reúne com a PROTEC para discutir possível parceria 

Ocorreu, na segunda-feira (17/04), um encontro entre a diretora da Biblioteca Setorial Setor Sul, Zení Bessa, e a diretoria do Sistema de Bibliotecas da UFAM, Rosenira Izabel, juntamente com a equipe da Pró-Reitoria de inovação Tecnológica (PROTEC/UFAM). O objetivo da reunião foi prospectar uma possível parceria que visa impulsionar iniciativas tecnológicas e estudos de ações precedentes. A troca de ideias enriqueceu a discussão sobre como alavancar tecnologias emergentes para fortalecer a gestão do conhecimento na comunidade acadêmica da UFAM.

Um dos assuntos de destaque do encontro foi a Propriedade Intelectual, cuja importância tem sido cada vez mais reconhecida no ambiente universitário. Discutiu-se a possibilidade de oferecer palestras sobre esse tema como uma alternativa para capacitar a comunidade acadêmica a compreenderem conceitos relacionados ao assunto. Novas atualizações sobre essa possível parceria e as iniciativas conjuntas serão divulgadas na medida em que as ações acordadas no planejamento se concretizarem.

 

TV UFAM realiza treinamento para produção audivisual com servidores do Sistebib

No dia 23 de maio, terça-feira, bibliotecários gestores das redes sociais das bibliotecas vinculadas ao Sistema de Bibliotecas da UFAM (Sistebib/UFAM) participaram de um treinamento prático que demostrou técnicas de produção de vídeo. Durante o encontro, a jornalista da TV UFAM, Renata Lima, enfatizou algumas dicas e boas práticas de como desenvolver expertise quanto a fala e gestos a serem articulados durante as filmagens. Posteriormente, realizaram-se testes de gravação com os profissionais a fim de estimular o desenvolvimento de habilidades para execução de um projeto de extensão a ser executado pelo Sistebib.

A iniciativa busca, também, incentivar autonomia aos bibliotecários do sistema para que os mesmos apliquem os conhecimentos adquiridos na produção de conteúdo audiovisual para as redes sociais das bibliotecas do sistema.

 

Biblioteca Setorial do Museu comemora 32 anos de história

Na sexta-feira (23/06), a Biblioteca Setorial do Museu Amazônico (BSMA) participou da programação de comemoração dos 32 anos do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A comemoração foi marcada por apresentações culturais como oficinas, cinemas, amostras audiovisuais, narração de história e outras atividades recreativas.

A celebração de 32 anos é um lembrete da importância do museu e da sua biblioteca quanto espaços culturais que desempenham um papel vital na promoção da cultura, do conhecimento e da valorização do patrimônio cultural. Para conhecer os serviços do museu, saiba mais acessando aqui.

 

Biblioteca Setorial Setor Sul e Biblioteca Setorial do Museu Amazônico realizam reunião com o programa de Pós-Graduação em Antropologia Cultural

A Biblioteca Setorial do Setor Sul (BSSS), em conjunto com a Biblioteca Setorial do Museu Amazônico (BSMA), realizou na terça-feira (06/06), uma reunião com o Professor Thiago Cardoso, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFAM) para tratar sobre a migração da coleção bibliográfica do programa para a BSSS a fim de alocar estrategicamente o acervo para atender as demandas do corpo discente e docente do programa de Antropologia.

Essa iniciativa busca otimizar o acesso aos recursos informacionais da comunidade PPGAS, uma vez que a sede do programa está, atualmente, localizada no Setor Sul do Campus Universitário da UFAM.  Durante o encontro, foram abordadas questões relacionadas à logística da migração, como o inventário e o transporte dos materiais, bem como a adequação dos espaços na biblioteca para recebimento da nova coleção. Também, foram discutidos aspectos técnicos e operacionais, visando garantir a melhor organização e disponibilidade dos materiais para os usuários. Essa migração está prevista para iniciar a partir do mês de julho/2023.

 

Biblioteca Setorial do Setor Sul recebe visita da Pró-Reitoria de Ensino da UFAM

Na quinta-feira (18/05), a Biblioteca Setorial Setor Sul (BSSS/UFAM) realizou um encontro com a Pró-Reitoria de Ensino da universidade Federal do Amazonas (PROEG/UFAM). Durante a reunião, discutiram-se pautas pertinentes à atuação da BSSS, ressaltando o compromisso contínuo com a excelência no atendimento à comunidade acadêmica a partir da Infraestrutura disponível à comunidade da biblioteca e possíveis estudos para melhorias necessárias para o período de funcionamento da BSSS. 

A visita, também, enfatizou a importância de aprimorar as instalações da BSSS, visando proporcionar um ambiente ainda mais acolhedor e funcional para os frequentadores reais e potenciais da biblioteca. Também, levantou-se a discussão quanto à prospecção de serviços inovadores com foco na comunidade UFAM, a fim de aprimorar o processo de ensino, pesquisa e extensão dos envolvidos.

Fizeram-se presentes no encontro o Pró-Reitor de ensino David Lopes neto, a diretora do Sistema de Bibliotecas da UFAM, Rosenira Sousa, a Diretora da Divisão de Bibliotecas Setoriais, Maria Siméia Girão, a Assessora técnica, Gracy Ane Soares, a Diretora da Biblioteca Setorial do Setor Sul, Zeni Bessa, a Pró-Reitora Adjunta de Ensino de Graduação, Vanessa Ferreira, a Diretora do Departamento de Registro Acadêmico, Izaura Maria Jardim e a Pró-Reitora em Exercício da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Tereza Cristina Pinheiro.

 

Biblioteca Setorial do Setor Norte lança serviço de agendamento online para treinamentos

A Biblioteca Setorial do Setor Norte (BSSN/UFAM) lançou o serviço de agendamento para treinamentos presenciais e online destinados à comunidade universitária da UFAM. Visando contribuir para o desenvolvimento de competências em informação, a iniciativa disponibiliza treinamentos relacionados a bases de dados, gerenciadores de referências, produtos do Sistema de Bibliotecas da UFAM (Sistebib/UFAM) e propriedade intelectual. Os interessados terão, também, a oportunidade de agendar sessões de treinamentos personalizados para explorar o Portal de Periódicos da CAPES, Web of Science, Scopus, além de aprender a utilizar o Mendeley e o  EndNote como ferramentas de apoio a pesquisa acadêmica. Para conferir mais detalhes, acesse a matéria completa.

 

Alunos do Colégio Batista Ida Nelson exploram a Biblioteca do Museu Amazônico 

 

Na sexta-feira (16/06), duas turmas de alunos do Colégio Batista Ida Nelson visitaram a Biblioteca Setorial do Museu Amazônico (BSMA) com o propósito apresentar aos estudantes os serviços e produtos da biblioteca, com ênfase no seu acervo com coleções regionais. Durante a visita, a coleção do escritor e poeta amazonense Thiago de Mello ganhou destaque, despertando a curiosidade dos jovens para a literatura regional.  Além disso, a exposição contou com a exibição de jornais raros, datados de mais de 150 anos, que revelaram aos alunos a história e a evolução da região ao longo do tempo.

A visita à Biblioteca do Museu Amazônico proporcionou aos alunos uma oportunidade única de aprendizado fora da sala de aula, conectando-os diretamente com o conhecimento e a cultura local.

 

Sistebib reúne com representante da Bemol para impulsionar possíveis parcerias

Na terça-feira (13/06), foi realizada uma reunião com representantes da Bemol, empresa varejista da Região Norte, visando explorar possibilidades de colaboração e desenvolvimento conjunto. O encontro contou com a presença da Pro-Reitor de Inovação Tecnológica da UFAM (PROTEC/UFAM), Jamal da Silva Chaar, a diretora do Sistema de Bibliotecas da UFAM (Sistebib/UFAM), Rosenira Isabel, a diretora da biblioteca de Ciências Exatas e engenharias, Lúcia Martins, e a diretora da biblioteca da Setorial Setor Sul, Zení Bessa. A reunião proporcionou um espaço de diálogo e troca de ideias sobre as necessidades e desafios enfrentados pelas organizações representadas no que diz respeito à gestão do conhecimento.

 
   Fonte: Sistema de Bibliotecas da UFAM (Sistebib/UFAM)
registrado em:
Fim do conteúdo da página