Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Boletim informativo do Sistema de Bibliotecas da UFAM (1° edição 2025/1)
    



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Boletim informativo do Sistema de Bibliotecas da UFAM (1° edição 2025/1)

  • Publicado: Quarta, 20 de Agosto de 2025, 15h26
  • Última atualização em Quinta, 28 de Agosto de 2025, 11h49

  

 

CONHEÇA ALGUMAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO 

1º SEMESTRE DE 2025

 

GESTÃO

Eleições na Biblioteca Central definem Gestão para 2025–2029

 

Em maio de 2025, a Biblioteca Central da UFAM realizou o processo de consulta para escolha da nova direção. 

A eleição, conduzida pela Comissão Eleitoral instituída pela Portaria nº 2/2025, ocorreu no dia 23 de maio, de forma remota, e resultou na reeleição da bibliotecária Rosenira Izabel de Oliveira para o quadriênio 2025–2029. O resultado foi divulgado no site da Biblioteca Central e encaminhado à Reitoria para homologação.

Confira a transmissão da apuração: link

“Juntos somos mais fortes”: Rosenira Izabel de Oliveira é empossada para nova gestão à frente da Biblioteca Central/UFAM

No dia 4 de julho de 2025, foi realizada a solenidade de transmissão do cargo de reitor da UFAM e a posse dos novos gestores da instituição para o período de 2025 a 2029. Na ocasião, também foi oficializada a reeleição da Bibliotecária Dra. Rosenira Izabel de Oliveira à frente da Biblioteca Central.

A nova gestão reafirmou no período eleitoral  o compromisso com o trabalho coletivo, a valorização dos servidores e a promoção de um ambiente de inovação e excelência nos serviços oferecidos à comunidade acadêmica.

A diretora agradeceu pelo reconhecimento e renovou o compromisso com a nova etapa: “Agradeço imensamente a todos que participaram desse pleito, pelo reconhecimento do nosso trabalho e pela confiança depositada em nós para a gestão 2025–2029. Estamos honrados e comprometidos em continuar trabalhando com dedicação e excelência. Queremos fortalecer o diálogo com todos, trabalhando juntos para o sucesso da Biblioteca Central e da nossa comunidade acadêmica”, reforça. 

Para conferir a matéria completa, acesse aqui.

Novo ciclo de gestão na Biblioteca Central da UFAM: Gestão 2025–2029 tem início com foco em liderança e cooperação

No dia 5 de agosto de 2025, a Biblioteca Central da UFAM deu início à gestão 2025–2029 em um encontro marcado pela integração e alinhamento da nova equipe. A atividade ocorreu no Auditório Carícia Leonora Alves Pereira, onde reuniu os diretores da Biblioteca Central, o Vice- Reitor, Professor Geone Maia Correia, e a palestrante Professora Sammya Oliveira.

A diretora Rosenira agradeceu pela confiança da equipe e reforçou o compromisso com uma gestão acolhedora e colaborativa: “A liderança traz muitos desafios, mas estou confiante de que juntos vamos avançar, alcançar resultados incríveis e tornar o Sistebib forte, que acolhe e que inspira.”

A programação contou com a palestra da professora Sammya Oliveira, que abordou temas sobre liderança e conduziu dinâmicas interativas para estimular o autoconhecimento e o fortalecimento do trabalho em equipe.

O encontro foi encerrado com um almoço coletivo e a entrega simbólica de lembranças aos novos diretores, como forma de reconhecimento e acolhimento neste novo ciclo.

Para conferir a matéria completa, acesse aqui.

Plataforma “Minha Biblioteca” completa três meses na UFAM e já ultrapassa 14 mil usuários 

A Biblioteca Central da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)  comemora os três primeiros meses de implantação da plataforma Minha Biblioteca, um serviço que vem ampliando o acesso da comunidade acadêmica a conteúdos técnicos e científicos em formato digital. 

Desde sua implementação, em maio de 2025, a plataforma já conta com 14.494 usuários cadastrados, entre estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e técnico-administrativos (TAEs).

Com um acervo superior a 15 mil títulos, a Minha Biblioteca disponibiliza obras de diversas áreas do conhecimento. A plataforma está disponível para discentes de graduação e pós-graduação, além de servidores docentes e TAEs. 

Como acessar? Siga as orientações disponíveis no site oficial da biblioteca.

Dúvidas: Entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para conferir a matéria completa, acesse aqui. 

UFAM renova acesso à base TARGET até junho de 2026

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio da Biblioteca Central, renovou por mais 12 meses a licença de uso do sistema Target GEDWeb: Sistema de Gestão de Normas e Documentos Regulatórios.

Com isso, docentes, discentes e técnico-administrativos vinculados à instituição continuarão tendo acesso online às normas brasileiras (NBRs) e do MERCOSUL (AMN) em formato digital até junho de 2026.

A contratação do serviço permite o acesso  das normas técnicas, para que a comunidade acadêmica utilize sempre a versão original e atualizada dos documentos para aplicarem nas suas atividades técnicas, científicas e acadêmicas.

Para mais informações de como acessá-la, veja o tutorial aqui.

Nova versão do Sistema On-line de Ficha Catalográfica entra em funcionamento na UFAM

Em março de 2025, entrou em funcionamento a nova versão do Sistema On-line de Ficha Catalográfica da UFAM. A atualização tem como principal objetivo padronizar e agilizar a geração das fichas, reduzindo o número de rejeições no Repositório Institucional da UFAM (RIU) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).

A nova versão permite que o próprio aluno edite sua ficha catalográfica por meio de um token enviado por e-mail, assim que a ficha for gerada. Isso garante maior autonomia, facilita eventuais ajustes e evita reaberturas nas gerações de novas fichas.

A iniciativa foi desenvolvida por uma equipe formada por Diogo Soares Moreira (CTIC), Osvaldo Tavares Viana Júnior (CTIC), Márcia Andreia Albuquerque de Morais (DD/BC), Wilson Amorin Monteiro Júnior (DPI/BC), Angela Emi Yanai (DD/BC) Ewerton Rodrigo Nunes Petillo (CTIC), Marcos Roberto de Souza Gomes (DTI/BC) e Flaviano Lima de Queiroz (DPI/BC).

Com a atualização, a Biblioteca Central da UFAM visou potencializar a qualidade, eficiência e modernização dos serviços prestados à comunidade acadêmica.

Biblioteca Setorial de Ciências Exatas e Engenharias integra visitas de avaliação do MEC

No período de 2025/1, a Biblioteca Setorial de Ciências Exatas e Engenharias participou de quatro visitas de avaliação do Ministério da Educação, relacionadas aos cursos de Estatística, Geologia, Matemática e Física da Universidade Federal do Amazonas.

Durante as visitas, a diretoria da setorial apresentou a estrutura da Biblioteca, serviços e recursos informacionais. A Biblioteca recebeu nota 5, em todas as avaliações. 

BSCS participa da visita do MEC para reconhecimento do curso de Medicina da UFAM

Em 21 de maio de 2025, a Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde (BSCS) recebeu a visita de avaliação do MEC para o reconhecimento do curso de Medicina da UFAM, integrando esforços com a Faculdade de Medicina e a Biblioteca Central da UFAM.

Estiveram presentes o diretor da Faculdade de Medicina, Edson de Oliveira Andrade, a coordenadora do curso, Elizabeth de Andrade Nogueira, o vice-coordenador Dirceu Benedicto Ferreira, a diretora da Biblioteca Central, Rosenira Izabel de Oliveira, a bibliotecária, Maria Siméia Ale Girão, e a diretora da BSCS, Trycia Christiane Paixão Santiago. 

A equipe agradece o apoio do servidor Flaviano Lima de Queiroz, do bibliotecário Renato de Sena Mendes (Campus de Coari) e da equipe da BSCS.

Como resultado, a Biblioteca recebeu nota 5. 

BSSN integra circuito de visitação da Comissão Avaliadora do MEC

 
 

Em junho de 2025, a Biblioteca Setorial do Setor Norte (BSSN/UFAM) integrou o circuito oficial de visitação da Comissão Avaliadora do Ministério da Educação (MEC), no âmbito da avaliação dos cursos de Biblioteconomia e Letras – Língua e Literatura Portuguesa.

Durante a visita, realizada de forma híbrida (presencial e por videochamada), a equipe da BSSN, em parceria com docentes indicados pelos colegiados dos cursos, apresentou os principais serviços da biblioteca, sua política de formação e acesso ao acervo, as estratégias de apoio ao ensino e à pesquisa, além da infraestrutura física e recursos tecnológicos disponíveis.

EVENTOS

Biblioteca Central da UFAM participa do Pergamum Experience 2025 e reforça compromisso com a inovação